NOTÍCIAS DO BLOG: NOVO TRATAMENTO PARA TUBERCULOSE ENTRA EM VIGOR A PARTIR DE JANEIRO 2010

A partir de janeiro, teremos algumas mudanças no tratamento para tuberculose. Resumidamente, o tratamento será iniciado com o chamado ESQUEMA BÁSICO com quatro drogas (rifampicina, isoniazida, pirazinamida e etambutol). O número de drogas aumentou, porém um paciente com mais de 50 Kg tomará apenas 4 comprimidos, em vez de 6 como é hoje.

Atualize-se! As novas diretrizes estão disponíveis gratuitamente no Jornal de Pneumologia no site da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia. Click na imagem acima para download das novas diretrizes. Um abraço e bons estudos! Prof. Robson

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

PALESTRAS SOBRE SAÚDE DA MULHER





Para assistir cada vídeo faça opção por: Não desejo obter declaração digital de participação.
Digite seu e-mail para ter acesso a webcast. (este e-mail não precisa estar cadastrado em nosso sistema) e click em OK. Um abraço e bons estudos! Prof. Robson

Mp3 Erick Morillo & Richard Grey ft. Maboo & Nicole Da Silva – Say The Word (Remixes)

Tracklist:
01. Say The Word (Original Mix) - my favorite remix
02. Say The Word (Dub Mix)
03. Say The Word (Plastik Funk Remix)
04. Say The Word (Plastik Funk Dub)
05. Say The Word (Thomas Gold Remix)

CURSO ONLINE: MAPA DE RISCOS

LOGIN: frdcl@hotmail.com
SENHA: alberteinstein

VÍDEOS SOBRE DOENÇAS ASSOCIADAS À OBESIDADE

O perigo da hipertensão

Como controlar a pressão?

Diabetes e obesidade podem estar relacionados

Os problemas acarretados pela diabetes

domingo, 13 de dezembro de 2009

NOTÍCIAS DO BLOG: CALÇADO PARA PROFISSIONAIS DA SAÚDE DEVE SER FECHADO E ESTERILIZÁVEL

Em virtude da NR 32 - Norma que regulamenta a segurança e a saúde dos trabalhadores do setor médico, o Brasil lança um sapato que atende a essas diretrizes e que, segundo o fabricante, além de confortável, pode passar por várias esterilizações sem deformar

Assim como algumas profissões, que exigem vestimenta específica, o uniforme do profissional da área de saúde também deve ser confeccionado atendendo a algumas peculiaridades, como por exemplo, a necessidade de ser produzido de maneira que evite a proliferação de fungos, bactérias e infecções no ambiente hospitalar.
Devido à importância do tema, a NR 32, Norma Regulamentadora que visa estabelecer as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança dos trabalhadores do setor de saúde, com o respaldo da Organização Mundial de Saúde, estabeleceu, entre outras medidas, que, em hipótese alguma, médicos e enfermeiros devem estar no seu ambiente de trabalho com sapatos abertos ou que contenham qualquer tipo de orifício que permita a circulação de ar e a provável proliferação de bactérias. A Lei se estende também para as indústrias farmacêuticas, onde os funcionários também foram proibidos de usar o propé.
A grande dificuldade desses trabalhadores, porém, é encontrar opções de calçados confortáveis e que atendam a NR 32. Em virtude dessa carência no mercado interno, muitos profissionais usam produtos desconfortáveis, modelos que causam dores, bromidrose (odor nos pés), feitos com material pouco resistente e que não podem ser lavados e esterilizados corretamente. Diante desta realidade e com o propósito de apresentar alternativas, a indústria brasileira de calçados, que é considerada a terceira maior do mundo, sai na frente de muitos países e mostra que tem tecnologia e mão-de-obra qualificadas para oferecer um produto adequado para esse segmento profissional.

Novidade brasileira:
Um lançamento que já está sendo comercializado na região sul do País é o calçado unissex Isocalce, feito de TPE, que é um termoplástico de polimérico (mesmo material do êmbulo das seringas), flexível, de tecnologia nacional, com o selo conforto IBTeC - Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos e o Certificado de Aprovação (25479) do Ministério do Trabalho e Emprego.
"Sapatos apertados ou grandes demais comprometem a saúde dos pés, podendo prejudicar a coluna, a circulação sanguínea e causar bolhas e calos. Além disso, é imprescindível que o profissional use um calçado que tenha o tamanho do salto ideal para não cansar a panturrilha e ofereça diversas opções de numeração", explica a concluinte do curso de Fisioterapia Graziela Marques de Souza, que ainda lembra que o produto brasileiro é impermeável, possui um solado antiderrapante (para pisos secos), utiliza pequenas saliências para ativar a circulação do sangue e pode ser esterilizado inúmeras vezes em autoclave, a uma temperatura de 134º, sem prejudicar a sua forma.

Saiba mais no site
www.isocalce.com.br

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009