sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

PREVENÇÃO DO CÂNCER

Dieta saudável, prática de mais exercícios físicos e um controle de peso adequado são as medidas necessárias para se evitar até 30% dos casos de cânceres que ocorrem no Brasil. A conclusão é de um relatório internacional Alimentos, Nutrição, Atividadade Física e Prevenção do Câncer: Uma Perspectiva Global, lançado pela Rede Global do Fundo Mundial para Pesquisa em Câncer. O estudo inclui o Brasil e a China, colocados como países de renda média e baixa, respectivamente. Nos países desenvolvidos, a possibilidade de prevenção do câncer mediante alterações na dieta e no comportamento podem chegar a 33%. Na China, o número fica em 25%. O Brasil representa um caso intermediário, com cerca de 30% de possibilidades de se evitar os 11 tipos de cânceres pesquisados.
Recomendações
Além do levantamento estatístico, o relatório apresenta as recomendações para que se possa evitar esses tipos de cânceres:
1- Gordura Corporal - seja o mais magro quanto possível dentro dos limites normais de peso corporal
2- Atividades físicas - mantenha-se fisicamente ativo como parte da rotina diária
3- Alimentos e bebidas que promovem ganho de peso - limite o consumo de alimentos com alta densidade energética, evite bebidas açucaradas e, se possível, não ingira fast-foods.
4- Alimentos de origem vegetal - estes devem ser os seus preferidos
5- Alimentos de origem animal - limite o consumo de carne vermelha e evite carnes processadas
6- Bebidas alcoólicas - limite ao máximo o consumo
7- Preservação, processamento e preparo dos alimentos - limite o consumo de sal e evite cereais e grãos mofados
8- Suplementos alimentares - tenha como objetivo o alcance de suas necessidades nutricionais unicamente por intermédio da alimentação
9- Amamentação - as mães devem sempre amamentar seus filhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário