O modelo da atenção e da gestão implantado desde 2008 no Hospital Giselda Trigueiro (HGT) está entre as 20 iniciativas selecionadas entre um total de 250 ações desenvolvidas na Saúde Pública do país para receber o Prêmio "Gestão do Trabalho para Valorização de Boas Práticas e Inovação na Gestão do Trabalho na Saúde - InovaSUS", lançado pelo Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde e do Departamento de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde.
O prêmio tem como objetivo valorizar e reconhecer, inclusive através do repasse de recursos financeiros, as 20 melhores práticas relacionadas à gestão do trabalho na Saúde Pública, que busquem excelência e inovação, aprimorem a qualidade dos serviços, as condições de trabalho e o atendimento no SUS.
O trabalho executado no HGT, intitulado "Gestão Participativa: estratégia de inovação nas relações de trabalho e qualificação do SUS", vem estimulando a participação dos trabalhadores do hospital no planejamento das ações, permitindo que se tornem corresponsáveis pela gestão da unidade, conforme diretriz da Política Nacional de Humanização. Para tanto, foram estruturados colegiados nos quais representantes das várias categorias dos servidores têm autonomia para planejar e avaliar as ações desenvolvidas.
Além disso, foi implantado um programa de educação permanente, segundo o qual são realizadas capacitações, com base nas necessidades apontadas pelos próprios servidores. Outro destaque do modelo de gestão consiste na inclusão dos usuários, que são continuamente convidados para reuniões com a direção do hospital, para discutir sobre suas expectativas e demandas quanto ao serviço prestado.
Resultado do Prêmio InovaSUS 2011 do Ministério da Saúde
Conheça a rede HUMANIZA SUS
O prêmio tem como objetivo valorizar e reconhecer, inclusive através do repasse de recursos financeiros, as 20 melhores práticas relacionadas à gestão do trabalho na Saúde Pública, que busquem excelência e inovação, aprimorem a qualidade dos serviços, as condições de trabalho e o atendimento no SUS.
O trabalho executado no HGT, intitulado "Gestão Participativa: estratégia de inovação nas relações de trabalho e qualificação do SUS", vem estimulando a participação dos trabalhadores do hospital no planejamento das ações, permitindo que se tornem corresponsáveis pela gestão da unidade, conforme diretriz da Política Nacional de Humanização. Para tanto, foram estruturados colegiados nos quais representantes das várias categorias dos servidores têm autonomia para planejar e avaliar as ações desenvolvidas.
Além disso, foi implantado um programa de educação permanente, segundo o qual são realizadas capacitações, com base nas necessidades apontadas pelos próprios servidores. Outro destaque do modelo de gestão consiste na inclusão dos usuários, que são continuamente convidados para reuniões com a direção do hospital, para discutir sobre suas expectativas e demandas quanto ao serviço prestado.
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